Wireless
Protocolo, bridges, access points, antenas e distâncias. Substituição de links privados e Tie lines E1.

 

Instalar uma rede padrão consome muito tempo além do alto custo. Uma rede Wireless permite conexão sem a necessidade de cabos. Se uma empresa cresce, mantém o investimento, permite a reconfiguração de seu espaço sem afetar a rede. Quando um usuário muda de lugar a rede vai com ele. Uma solução simples, flexível e para qualquer tamanho de rede. Hoje em dia os usuários necessitam de mobilidade. Com uma rede padrão, mesmo sendo estruturada, quando o usuário deixa sua mesa ele perde conexão. Mudando de um andar ou mesmo de um prédio para outro acaba tornando o acesso limitado e perde produtividade. Mas quando utiliza-se rede Wireless em um campus, os usuários podem mover-se de um prédio para outro mantendo-se conectado o tempo todo, podendo participar de apresentações e receber e-mails em qualquer local dentro da área de cobertura, ficando livre do ponto de rede.

Com a tecnologia Wireless substituímos os links E1 e possibilitamos a implantação de bridges Ethernet para ligação entre redes, acabando com o custo de locação de links e diminuindo problemas de gerenciamento de comunicação e equipamentos pois podemos manter a mesma infra-estrutura de servidores e pessoal em apenas uma das extremidades da bridge.

A freqüência de trabalho dos rádios estão homologadas, desta forma não há qualquer entrave burocrático para o uso. Dependendo do equipamento e tipo de antena, pode-se instalar links em distâncias de até 40km sem repetidoras. Para maiores distâncias, projetamos repetidoras e amplificadores de sinal especiais para esta finalidade.

Os custos dos equipamentos de rádio são acessíveis para quaisquer tipos de redes e equipamentos de informática e as velocidades de transmissão e a preocupação com a qualidade de serviço aumentam a cada dia.